De 2 a 6 anos – Pré-leitura
Nessa fase ocorre o desenvolvimento da linguagem
oral. Desenvolve-se a percepção e o relacionamento entre imagens e palavras:
som e ritmo.
Tipo de
leitura recomendada: Livros de gravuras, rimas infantis, cenas
individualizadas.
De 6 a 8 anos – Leitura
compreensiva
A criança adquire a capacidade de ler textos
curtos. Leitura silábica e de palavras. As ilutrações dos livros — que são
extremamente necessárias — facilitam a associação entre o que é lido e o
pensamento a que o texto remete.
Tipo de
leitura recomendada: Aventuras no ambiente próximo, família,
escola, comunidade, histórias de animais, fantasias, problemas.
De 8 a 11 anos – Leitura
interpretativa
Aqui ocorre o desenvolvimento da leitura
propriamente dita. A criança já tem capacidade de ler e compreender textos
curtos e de leitura fácil com menor dependência da ilustração. Orientação para
o mundo da fantasia.
Tipo de
leitura recomendada: Contos fantasiosos, contos de fadas,
folclore, histórias de humor, animismo.
De 11 a 13 anos – Leitura
informativa ou factual
Se tudo estiver bem e as outras etapas tiverem sido
trabalhadas corretamente, aqui já existe a capacidade de ler textos mais
extensos e complexos quanto à ideia, estrutura e linguagem. Começa uma pequena
introdução à leitura crítica.
Tipo de
leitura recomendada: Aventuras sensacionalistas, detetives,
fantasmas, ficção científica, temas da atualidade, histórias de amor.
De 13 a 15 anos – Leitura crítica
Aqui já vemos uma maior capacidade de assimilar
idéias, confrontá-las com sua própria experiência e reelaborá-las, em confronto
com o material de leitura.
Tipo de
leitura recomendada: Aventuras intelectualizadas, narrativas de
viagens, conflitos sociais, crônicas, contos.
0 comentários:
Postar um comentário