Busca

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Como usar as mídias de informação na escola: o que fazer?

Como e quais mídias utilizar no processo de aprendizagem? A discussão sempre deve por em primeiro lugar a proposta de aprendizagem, os objetivos devem ser claros para que a inserção do uso de mídias de informação não pareça simplesmente uma maneira de enrolar a aula. O professor tem que ter a consciência de que as mídias de informação potencializam o aprendizado. Trabalho em uma escola que se insere no contexto midiático de informação. Temos uma rádio escolar, TV Pen Driver, aparelhos de DVDs, Laboratório de informática (em fase de construção). Contudo, ainda não dispomos de muitos professores preparados para o uso dessas ferramentas de aprendizagem. O uso das mesmas exige um estudo mais aprofundado dos objetivos e da proposta sobre a aprendizagem com o uso das tecnologias de informação. Sem falar que o professor deve conhecer o mínimo sobre as tecnologias a serem utilizadas.


Para fazer o uso correto das mídias, o professor terá que encarar o novo e, o novo assusta muita gente, pois para incorporá-lo o educador terá que rever a sua própria metodologia, compreender outra linguagem, o seu processo de execução. O uso de mídias é um processo irreversível, não só na escola como também na sociedade.

O problema está em conscientizar os professores de que os recursos midiáticos, são apenas mais um dos instrumentos de aprendizagem, assim como o livro didático, uma complementação, uma forma de aproximar o conhecimento didático da realidade social e do que se vê no cotidiano.

Os gestores têm papel importantíssimo na inserção das mídias educacionais nas escolas, pois são eles que poderão disponibilizar determinados recursos que servirão de complemento educacional de aprendizagem. A educação deve ser um trampolim para o mundo e os gestores devem ter a consciência de que um povo bem educado e informado é um povo que transforma a realidade positivamente, sem comodismo ou relaxamentos.

Uemerson Nascimento Santos

0 comentários:

Postar um comentário