Sou Professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Desde o início do meu trabalho, sempre me chamou a atenção o fato dos alunos apresentarem grande dificuldade na compreensão das literaturas de língua portuguesa. Comecei então a trabalhar numa perspectiva além do texto: o texto e o vídeo. Numa turma de terceiro ano, onde estou trabalhando com Realismo/Naturalismo, integrei a leitura de livros com filmes ou vídeos sobre o assunto.
A mulher do período realista era vista como objeto sexual, meretriz. Então, passei alguns filmes baseados em romances do período: O primo Basílio de Eça de Queiroz e Dom, baseado na obra de Machado de Assis, Dom Casmurro. Após assistir aos filmes, montamos um debate sobre a atual posição da mulher na sociedade mundial. Comparamos as semelhanças e as diferenças entre a mulher retratada no Realismo/Naturalismo e a mulher de hoje. Também foi usado uma série de vídeos sobre a situação feminina no Islamismo. Os vídeos estão disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=h6zVuebYnfg. Assim, debatemos de maneira mais global a situação da mulher na sociedade, levando em consideração os diferentes contextos.
Os alunos se mostraram interessados em debater o assunto, viram que a literatura está ligada à realidade de uma época ou região. E os recursos midiáticos foram uma importantíssima ferramenta de pesquisa e de aprendizagem durante todo o processo.
0 comentários:
Postar um comentário